Prime Blog

Quais são as causas para varizes?

09 de março

Algumas pessoas já possuem uma predisposição ao desenvolvimento de varizes, mas existem algumas causas para isso acontecer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial possui varizes, sendo 70% mulheres e 30% homens.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos pés, pernas e coxas.
 
Conheça algumas das possíveis causas que levam ao desenvolvimento das varizes:
 
Gênero
As mulheres acabam sendo mais propensas a desenvolverem varizes por algumas razões. Como os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes venosas, fazem com que as veias trabalhem com maior intensidade durante a gravidez.  As pílulas anticoncepcionais também podem provocar a dilatação das veias;
 
Idade
O envelhecimento causa desgaste nas veias e válvulas que regulam o fluxo sanguíneo. As varizes costumam aparecer a partir dos 30 anos;
 
Histórico familiar
Há uma chance em desenvolver varizes se os membros de sua família já possuem o problema;
 
Obesidade
Estar acima do peso aumenta a pressão nas veias e dificulta o fluxo sanguíneo;
 
Sedentarismo
A falta de movimentação nas pernas prejudica a circulação nessas áreas;
 
Exposição ao calor
Altas temperaturas durante longos períodos de tempo, tendem a provocar a dilatação das veias;
 
Tabagismo
As paredes venosas são afetadas pelas substâncias do cigarro;
 
Ficar de pé ou sentado por longos períodos
Essas posições dificultam o fluxo sanguíneo, por isso é importante revezar e ficar de tempos em tempos sentado ou de pé.
 
Você também pode trabalhar algumas formas de prevenção das varizes no seu dia a dia, como adquirir alguns hábitos saudáveis a fim de melhorar a circulação sanguínea e ajudar na prevenção das varizes, como a pratica de exercícios físicos. Isso tende a melhorar a circulação, auxilia na manutenção de um peso adequado e ainda ajuda na prevenção de diversas outras doenças associadas ao sedentarismo. Bem como fazer pausas regulares no seu trabalho, se você passa muito tempo em pé ou sentada, tire momentos para fazer caminhadas curtas ou colocar as pernas para cima para lhe auxiliar na melhor circulação dos membros inferiores.
 
Além disso, se você tem varizes e deseja resolver este problema, saiba que existem métodos para o seu eficiente tratamento, como:
 
Laser Transdérmico;
Tratamento de Microvarizes;
Escleroterapia Ampliada;
Escleroterapia Líquida;
Cirurgia sem cortes (Radiofrequência);
Ecodopler Venoso e Arterial;
Escleroterapia com Espuma.
 
Cada um possui uma característica e tudo dependerá do seu corpo, como está o nível das suas varizes e qual escolha será a mais eficiente para o seu caso.
 
Você já conhece a Prime Vascular? Somos especializados em cirurgias vasculares e endovasculares em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
 
Estamos localizados no Medplex Santana, o mais moderno complexo de saúde do Sul do Brasil, com pluralidade de serviços e localização privilegiada.
 
Entre em contato conosco e proporcione a você o conforto e qualidade de vida que merece!
(51) 3737.0074
contato@primevascular.com.br
Rua Gomes Jardim, 201, sala 809, Medplex Torre Norte - Porto Alegre RS.
Voltar